Salvador,
cidade de todos os santos, primeira capital do Brasil, dona de inúmeras belezas
arquitetônicas e monumentos históricos, atração turística mundialmente
conhecida.
A imagem de Salvador foi
formada em torno de uma estratégia de marketing que compreende patrimônio
urbano e cultura como meios de fomentar o turismo na cidade para diferentes
povos do mundo inteiro. Salvador apresenta uma combinação única de culturas africanas
e europeias, as quais imprimiram no tecido urbano e na população local
características peculiares que podem ser observadas nas suas igrejas barrocas,
nos santuários africanos, no sincretismo religioso, na gastronomia, na musica e
nas festividades.
Hoje,
percebemos que uma grande parte dos monumentos históricos de Salvador não
recebem investimentos para que possam melhorar sua estrutura. O que acontece é
que o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal optam em priorizar as áreas turísticas
mais visitadas da cidade.
Enquanto
presenciamos a degradação de vários monumentos históricos, as operadoras de turismo e a mídia sempre enaltecem as
características mais positivas de Salvador, mas fica difícil negar problemas
urbanos evidentes como poluição, degradação física desses monumentos, intenso
tráfego e infraestrutura urbana deficiente. Esses aspectos não podem ser
desconsiderados e representam um enorme desafio a sustentabilidade do turismo
na cidade.
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