segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Falta de investimentos para a conservação dos monumentos históricos de Salvador



Salvador, cidade de todos os santos, primeira capital do Brasil, dona de inúmeras belezas arquitetônicas e monumentos históricos, atração turística mundialmente conhecida.

A imagem de Salvador foi formada em torno de uma estratégia de marketing que compreende patrimônio urbano e cultura como meios de fomentar o turismo na cidade para diferentes povos do mundo inteiro. Salvador apresenta uma combinação única de culturas africanas e europeias, as quais imprimiram no tecido urbano e na população local características peculiares que podem ser observadas nas suas igrejas barrocas, nos santuários africanos, no sincretismo religioso, na gastronomia, na musica e nas festividades.

Hoje, percebemos que uma grande parte dos monumentos históricos de Salvador não recebem investimentos para que possam melhorar sua estrutura. O que acontece é que o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal optam em priorizar as áreas turísticas mais visitadas da cidade.

Enquanto presenciamos a degradação de vários monumentos históricos, as operadoras de turismo e a mídia sempre enaltecem as características mais positivas de Salvador, mas fica difícil negar problemas urbanos evidentes como poluição, degradação física desses monumentos, intenso tráfego e infraestrutura urbana deficiente. Esses aspectos não podem ser desconsiderados e representam um enorme desafio a sustentabilidade do turismo na cidade.



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